Com a aproximação desta sexta feira, 25 de Novembro e a tão esperada Black Friday, quem é que não foi bombardeado com emails, SMS, folhetos e anúncios na televisão com promessas de descontos elevados neste tao famoso dia?.
Ainda que muito muito longe da
realidade, valor e imagens que nos chegam dos Estados Unidos, a cada ano que
passa a nossa tradição começa a ser contaminada pela mesma ideia e o nosso
comércio cada vez mais vai adotando a ideias e expandido tanto em
electrodomésticos, tecnologias como em vestuários.
Mas e se soubesses que os artigos que
queiras ou que compraste mesmo e nos quais achaste que estavas a fazer a Good
Deal não for real? E se tudo não passar de uma grande manipulação de
marketing usada pelas grandes cadeias e superfícies para nos levarem a comprar,
irias acreditar???? Deves estar a pensar que não pode ser né…. Mas acredita que
é isso mesmo que acontece…..!
Apesar de ainda não existirem
relatórios para este ano, no ano passado, 2015, as queixas de preços
inflacionados na véspera das promoções levaram a Deco a analisar 1862 produtos
e a conclusão não foi nada positiva para o comércio: antes da Black Friday
foram muitas as lojas que aumentaram os preços para quando chegasse ao tão
esperado dia parecesse que existia uma grande baixa, mas um dos exemplos
reclamados a mesma instituição, referiu que um televisor que já tinha debaixo
de olho, custava num respectivo estabelecimento 1099€, alguns dias antes do
grande dia estranhamente subiu para 1744€ e no tão esperado dia qual não foi a surpresa
da pessoa que o mesmo televisor estava a ser vendido por antes 1744€ e agora 1439,20€,
simulando então a existência de um grande desconto. E este é apenas um dos imensos
casos de pessoas que detectaram e apresentaram queixas com base situações idênticas.
No fundo no fundo qual
é a conclusão
que podemos
tirar destas
situações??
Posso vos dizer que após ler todos
estes ocorridos, fui extremamente calculista com o que fui comprar neste dia e
fiz um estudo de a que lojas me compensavam deslocar ou se existia a hipótese da
compra online e só caso não existisse e que me dirigia as mesmas, para além
disso fiz uma análise dos preços dos artigos que queria ao longo do dia 24 e assim
que mudou para dia 25 e quando voltaram a lançar alguns dos sites que se
encontravam em contagem decrescente foi só analisar se o desconto compensava ou
não.
Infelizmente não consegui ter este Post pronto a tempo do dia tão
esperado, mas visto que muitas lojas prolongaram os descontos ate amanha,
domingo dia 27, espero que aproveitem o meu exemplo para ponderem bem no que
vão comprar ainda e se realmente estão a fazer uma poupança ou simplesmente a
sermos iludidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário